Lizha James Moçambique

Elisa Lisete James Humbane, popularmente conhecida como Lizha James, é uma cantora moçambicana de R&B, Pandza e outros estilos relacionados. Nascida em 12 de Dezembro de 1982 na capital de Moçambique, Maputo.

Infância e início de carreira

Filha de Jaime James Humbane e Madalena Fernando, ela começou a cantar na Igreja Metodista Unida. Segundo seu pai, Elisa é o nome de uma tia que cantava muito bem, e Lizha é um diminutivo de Elisa.
De acordo com a sua mãe, Lizha nunca foi uma menina problemática, era sempre voltada aos estudos e religião.

Aos 14 anos, Lizha junta-se ao grupo Electro Base. No entanto sua carreira só ganhou impulso quando ela começou a tocar a solo, lançando seu primeiro álbum em 2000, intitulado “Watching you”. Dois anos depois, ela começou a trabalhar como modelo.

Rainha do Ragga

Em 2005, Lizha lança seu segundo álbum intitulado Rainha do Ragga, que inclui sucessos como “4 all ya“, cujo vídeo foi galardoado com o Prémio de Melhor Vídeo no Grammy Sul Africano do Channel O. Tendo sido nomeada para 6 categorias.

Sentimentos de Mulher

Este é o terceiro álbum lançado pela Lizha James e apresenta uma evolução musical da cantora, com uma mistura de Marrabenta e Ragga.

Os singles mais  populares do álbum incluem canções como “Lutas Entre Familias” e “Aniguiri” ambas são pandzas. Em 2007, ela é novamente premiada no Grammy do Channel O na categoria de melhor vídeo de R&B; e no Grammy da Afro Music Channel na categoria de melhor canção para “Nuna wa mina” (meu marido).

Em 2008, ela é novamente premiada na categoria de melhor vídeo feminino no Grammy do Channel O para a canção “Nita Mukuma Kwini”.

Nesse meio tempo, Lizha fez diversas parcerias  com cantores como os sul africanos Mandoza, Loyiso e Kabelo.

Em 2010, ela gravou uma música com a cantora brasileira Alcione, “És Meu” parte do álbum Sentimentos de Mulher Parte II. Para o mesmo álbum, ela gravou um remix da música “Totte”, do músico moçambicano de Jazz Jimmy Dludlu.

Casamento e eventos recentes

Bang e Lizha Casamento

Em 2010, Lizha James se casou com seu namorado e produtor – Bang. Pouco tempo depois, Lizha teve uma filha.

Em 2011, Lizha lança “Nandi We”, uma canção que fala sobre a violência doméstica, e no mesmo ano lança “Stop Trafico”, financiada pela embaixada dos EUA em Moçambique. O vídeo da música gerou algum alrido, algumas pessoas alegavam que o vídeo era muito pesado e não tinha nada a ver com crianças.

Entre 2011 e 2012, Lizha James vem lançando músicas com ritmos diferenciados como é o caso de gotta move on, o que não agrada muito aos fãs old scholl da cantora.

Lizha James consta da lista das Mulheres mais Sexy de Moçambique de 2011 e na lista das Mulheres Mais Bonitas de Moçambique de 2012 ambas do Moz Maníacos.

Nos meados de 2012 Lizha James lança duas músicas que contam com a participação de artistas angolanos como Anselmo Ralph e Perola, Vais Rochar e Leva Boy, respectivamente.

Prémios

2005 – Prémio TVZINE para melhor cantora
2006 – Melhor Video Africano – 4 all ya (Channel O Grammy Award)
2007 – Melhor Video de R&B; – Nuna Wa Mina (Channel O Grammy Award) e Melhor Música Africana (Afro Music Channel Awards)
2008 –  Melhor Video Melhor Vídeo Feminino – Nita Mukuma Kwini (Channel O Grammy Award)
2009 – Melhor Artista da África Austral – Xtilo Xakhale (Channel O Grammy Award)



Artistas:



Deixar um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

74 Comentáris