COMPARTILHE

Lizha James Moçambique

Elisa Lisete James Humbane, popularmente conhecida como Lizha James, é uma cantora moçambicana de R&B, Pandza e outros estilos relacionados. Nascida em 12 de Dezembro de 1982 na capital de Moçambique, Maputo.

Infância e início de carreira

Filha de Jaime James Humbane e Madalena Fernando, ela começou a cantar na Igreja Metodista Unida. Segundo seu pai, Elisa é o nome de uma tia que cantava muito bem, e Lizha é um diminutivo de Elisa.
De acordo com a sua mãe, Lizha nunca foi uma menina problemática, era sempre voltada aos estudos e religião.

Aos 14 anos, Lizha junta-se ao grupo Electro Base. No entanto sua carreira só ganhou impulso quando ela começou a tocar a solo, lançando seu primeiro álbum em 2000, intitulado “Watching you”. Dois anos depois, ela começou a trabalhar como modelo.

Rainha do Ragga

Em 2005, Lizha lança seu segundo álbum intitulado Rainha do Ragga, que inclui sucessos como “4 all ya“, cujo vídeo foi galardoado com o Prémio de Melhor Vídeo no Grammy Sul Africano do Channel O. Tendo sido nomeada para 6 categorias.

Sentimentos de Mulher

Este é o terceiro álbum lançado pela Lizha James e apresenta uma evolução musical da cantora, com uma mistura de Marrabenta e Ragga.

Os singles mais  populares do álbum incluem canções como “Lutas Entre Familias” e “Aniguiri” ambas são pandzas. Em 2007, ela é novamente premiada no Grammy do Channel O na categoria de melhor vídeo de R&B; e no Grammy da Afro Music Channel na categoria de melhor canção para “Nuna wa mina” (meu marido).

Em 2008, ela é novamente premiada na categoria de melhor vídeo feminino no Grammy do Channel O para a canção “Nita Mukuma Kwini”.

Nesse meio tempo, Lizha fez diversas parcerias  com cantores como os sul africanos Mandoza, Loyiso e Kabelo.

Em 2010, ela gravou uma música com a cantora brasileira Alcione, “És Meu” parte do álbum Sentimentos de Mulher Parte II. Para o mesmo álbum, ela gravou um remix da música “Totte”, do músico moçambicano de Jazz Jimmy Dludlu.

Casamento e eventos recentes

Bang e Lizha Casamento

Em 2010, Lizha James se casou com seu namorado e produtor – Bang. Pouco tempo depois, Lizha teve uma filha.

Em 2011, Lizha lança “Nandi We”, uma canção que fala sobre a violência doméstica, e no mesmo ano lança “Stop Trafico”, financiada pela embaixada dos EUA em Moçambique. O vídeo da música gerou algum alrido, algumas pessoas alegavam que o vídeo era muito pesado e não tinha nada a ver com crianças.

Entre 2011 e 2012, Lizha James vem lançando músicas com ritmos diferenciados como é o caso de gotta move on, o que não agrada muito aos fãs old scholl da cantora.

Lizha James consta da lista das Mulheres mais Sexy de Moçambique de 2011 e na lista das Mulheres Mais Bonitas de Moçambique de 2012 ambas do Moz Maníacos.

Nos meados de 2012 Lizha James lança duas músicas que contam com a participação de artistas angolanos como Anselmo Ralph e Perola, Vais Rochar e Leva Boy, respectivamente.

Prémios

2005 – Prémio TVZINE para melhor cantora
2006 – Melhor Video Africano – 4 all ya (Channel O Grammy Award)
2007 – Melhor Video de R&B; – Nuna Wa Mina (Channel O Grammy Award) e Melhor Música Africana (Afro Music Channel Awards)
2008 –  Melhor Video Melhor Vídeo Feminino – Nita Mukuma Kwini (Channel O Grammy Award)
2009 – Melhor Artista da África Austral – Xtilo Xakhale (Channel O Grammy Award)

86 COMENTÁRIOS

  1. Mas porque voces discordam com a biografia de Lizha james eu podia concordar porque as vezes eles tem dado biogarfia falsa , mais desta vez concordo porque os meus tios foram visinho dela e eles sempre falaram dela

  2. quem somos nos para julgar? enquanto 1 dedo aponta a lizha os outros 4 apontam a ti fofoqueiro/a, cuidemos das nossas vidas gente k estam xeias de poeira…..
    forca lizha, que tu vais longe.

  3. Linda simplesmente a moçambicana que conquistou o meu coração toda força e sucessos na carreira sua sexy lindaaaaaaa

  4. Ela é linda,talentosa eu adoro imitá-la sucessos,quem sabe um dia eu tambem possa realizar o meu sonho.te adoro

  5. kual è o motivo da traição d lizha serà k o bang não foi homem o suficiente para satisfazer a lizha?

  6. ame a Deus minha irma,pk o k é do mundo nao te dara nada,ele Deus na sua palavra diz k é ciumento…o k eu quero exactamente dizer te; é k nao deves amar os fas…se es simplesmente goste…ame a DEUS depoiso seu esposo….amem

  7. Ola Lisha es muito linda e gosto muito ded si e das suas misicas, tens abordado temas que aconteco no nosso dia-dia, es uma deusa da musica e acima de tudo carismatica e linda de mais, sou sua fa e completamos anos no mesmo e dia e quem sabe poder um dia cortar o bolo consigo….Nilza.

  8. Olha de verdade eu gosto da liza, gosto das musicas dela, dos seus videos da sua maneira de dancar, mas uma coisa muito mais engracada e que eu gosto muito de ver a liza casada com o bang, por isso esses comentarios que oico me deicham com frio.

  9. Olha Lizha, eu gosto de; ouvir te a cantar, ver te a dancar, das suas mechidas no palco, po teu pontencial no palco enfim, desejo te mais forca e k tudo corra bem, abraco.

  10. Oi Elisa James!.. não sou fácil de ser convencido, mas você ganhou o meu coração, quero tanto ser teu amigo. omenos responder o meu pedido de amizade o meu endereço é: wi da tchuna, grato pela atenção esteje sempre abençoada a tua carreira. Sou Elias de Angola nascido na cidade a sul de Angola BENGUELA e residente na cidade capital Luanda desde 1974 actualmente tenho 40 anos 41 em 12-12 deste ano. beijos.

  11. tudo bem? ew tenho um sonho em cantar contigo. xto a pedir para realizares meu sonho. para mas informações 840464229. mi encontro na universidade católica de Moçambique. nampula

  12. Lizha, és uma Grande Estrela, algo mais a apreciar na historia da música no mundo. Gosto imenso das suas músicas e acompanho a sua carreira pelos medias, és de facto uma cantora de sucesso cuja nota a atribuir-te é infinitamente imensurável. O meu voto a tudo que fizeres para manteres a música no teto do céu, força Lizha, eu vou me divertir com outras música que vierem depois destas. Olha, o remix do Tote foi o máximo. Um Grande abraço.

  13. Lizha tu és a música na forma precisa, para sentir bem, recomenda-se Lizha James, e nada mais.

  14. Oi Lizha, bom não és do meu estilo rítmico e com as suas mudanças de ritmos musicais, torna-me difícil gostar das suas musicas. Mais se isso te evolui, força ai. O que queremos é mais música em moçambique para todos. continue a trabalhar, descanso é para depois da morte.

  15. Hello lizha, olha querida for ai porque a tua carreira musical esta dar passos bem galopantes.
    O mundo nao e perfeito, nao olhe para as dificuldaes como um mal para destruicao mas com um combustivel para dar mais gas.

DEIXE UMA RESPOSTA