Música Moz – MMO
Marrabenta
Marrabenta

Bailarinas dançando Marrabenta

A Marrabenta é o principal ritmo urbano de Moçambique, com origem no sul de Moçambique e, em particular, de Maputo, surgiu no início da 2.ª metade do século XX, na época áurea colonial de Lourenço Marques (actual Maputo). Conhecida internacionalmente, a marrabenta teve origem nos meios urbanos.

Dada a falta de aprendizagem académica dos moçambicanos, este género surgiu de uma fusão da música europeia com os ritmos tradicionais de Moçambique. Normalmente, era tocada por um cantor masculino, acompanhado por um coro de mulheres, e tocada com instrumentos feitos de materiais improvisados, como latas de óleo, fios de pesca e pedaços de madeira. A Marrabenta tem certas semelhanças com ritmos da América Latina como salsa e calypso.

Origens do termo marrabenta

A palavra Marrabenta vem do verbo “rebentar” (“arrebentar”, em vernáculo local), numa provável referência às guitarras baratas cujas cordas rebentavam com facilidade.

Durante os primeiros anos desta música, as composições eram feitas nas línguas e tocavam ritmos repetitivos locais e jogou simples, ritmos repetitivos. Os “Reis da Marrabenta” desta época incluem Fany Pfumo, Dilon Djindi, Lisboa Matavel, Xidimingwana e Maekwana. No período pós-independência, uma série de artistas moçambicanos que viviam fora do país voltou, trazendo consigo novas influências.

Dilon Djindi

Dilon Djindi em concerto

Segunda Geração

Nos anos 70, a Marrabenta conheceu uma enorme projecção quando a Produções 1001 começou a realizar as primeiras gravações e a organizar vários concertos. A consolidação deste género musical ficou a dever-se aos músicos pioneiros Francisco Mahecuane e Dilon Djindji e a sua difusão internacional, à Orchestra Marrabenta Star, liderada por Wazimbo. Ainda dessa geração de músicos destaca-se Fany Pfumo, Alexandre Langa, Lisboa Matavele e Abílio Mandlaze. Actualmente, este género tem influenciado músicos da nova geração, como Elvira Viegas, Stewart Sukuma, Mingas, Chico António, José Mucavel e o grupo Mabulu. Com o passar do tempo, a Marrabenta tornou-se um símbolo cultural nacional e uma referência da identidade moçambicana.









DJ Ardiles


Adult Wordpress Themes Porno Italiano
Bem vindo a página oficial da música Moçambicana - Encontre Música, Vídeos, Biografias, Álbuns e Downloads Grátis.
MMO 2015. Todos direitos reservados.