Duas Caras

7834

Hermínio Chissano também conhecido por Duas Caras é um rapper moçambicano nascido em 1980 no bairro do Aeroporto, na periferia da cidade Maputo. Na adolescência apaixonou-se pelo RAP, tendo o rapper americano Jay-Z como ídolo.

Enquanto jovem, sempre sereno e introvertido, decidiu desabafar e expressar-se criativamente através do rap. Começou em 1997 e com Dany Og, Dj Damost, Stuped Man e N´Star formou o agrupamento “Tropas do Futuro”. Depois que o grupo se desintegrou formou o Gpro com Djo e Cem Paus (ex-Stuped Man). Em 2003, o agrupamento lançou de forma independente o álbum “Um passo em frente”, no qual Duas Caras mostrou uma linha de RAP consciente e educativa que muitos não conheciam. Com rimas elaboradas cheias de metáforas refinadas e duplos sentidos, “Um passo em frente” trouxe para o Hip Hop Moz um liricista de nobre distinção.

Duas Caras em 2013
Duas Caras em 2013

Depois de dois anos a percorrer o país do Rovuma ao Maputo, a cantar em recintos super lotados de jovens ávidos de ver de perto os rapazes do “País da Marrabenta”, de aclamações nacionais e internacionais, Duas Caras interrompe a sua ligação à GPRO(Fam).

Foram vários os motivos que levaram a cisão entre Duas Caras e a GPRO, mas quem na verdade sofreu com essa ruptura foram os fans do grupo (e do artista) e o Hip Hop moçambicano. Meses volvidos, Duas Caras junta-se ao projecto Extaka Zero onde adopta a alcunha de Xkopeta. Com N..Star e Jay Pee lança o álbum “Do Rovuma ao Maputo”, uma fusão de ritmos (vulgo pandza/dzukuta em Moçambique) com rap.

O CD é um sucesso (de vendas e espectáculos), porém, o Tio Duas “perdeu” alguma admiração por parte de alguns dos seus admiradores que o acusavam de ter traído o rap.

Em 2006 é anunciado o seu regresso a GPRO para satisfação dos fans, e o som de regresso “De volta a casa”, é cantado e entoado em todos os circuitos de rap.

Envolto em alguma polémica, lança “Sujo Sujo”, uma resposta a aqueles que o chamavam de traidor da camisola que sempre vestiu. Seguiram-se “Cú Gordo”, “Dzukupandza” ,“1º freestyle do ano” e “Presidência Aberta”, este último concebido para o projecto Gpro Mixtape.

Duas Caras abandonou a Gpro mais uma vez, tendo lançado um single de forma independente nesse período, mas voltou pouco depois, onde volta a ser o principal artista ao lado do 3H.

24 COMENTÁRIOS

  1. Antes de mais, referir que há uma falha no ultimo parágrafo do texto, penso que tem que ser 3H no lugar de G2. Ti Duas eh sem duvidas um bom rapper, cheio de "flow" como diriam os "manos", todas as "barras" que ele "cospe" são um alimento para as almas de todos e quaisquer "manos" do gueto, seus fieis seguidores. Ti Duas, continue a fod**r mais e falar menos, pois não sabes quantos punheteiros queriam estar no teu lugar…"

  2. Duas Caras, jovem que acho lhe com muito pontencial aristico e que tem muito a dar no mundo aritistico. Fiquei muito maravilhado pelo seu trabalho entitulado (UM PASSO EM FRENTE), visto que foi e sempre sera um sucesso autentico.

  3. Duas os meus votos são e sempre deram fiéis nas suas músicas.
    Muito obrigado pela sua forma de quebrar loiça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui