Início Música Online Biografia de MC Roger

Biografia de MC Roger

Biografia de MC Roger
MC Roger em 2011

Rogério Dinis, popularmente conhecido por MC Roger  é um cantor moçambicano de Regga, Pandza e outros ritmos populares da música jovem moçambicana.

História

Aos 5 de Junho de 1969 com a emigração da sua mãe para Portugal Rogério Dinis vai viver com os Avôs a ilha de Inhaca. Aos 12 anos retorna a cidade de Maputo para continuar os seus estudos . De Maputo, vai ao encontro de sua Mãe a Portugal já lá estabelecida. É lá onde nasce o interesse pelo mundo da televisão.

Volvidos três anos em terras Lusas regressa para Moçambique afim de realizar o sonho de tentar a sorte na Televisão. Lugar onde entra para a então TVE (actual TVM) por via de João Ribeiro (actual realizador na STV) para o Programa Espaço Aberto. Primeiro como apresentador. Com a saida do João Ribeiro Rogério Dinis assume as rédeas do programa. Estamos nos anos 80. É o primeiro a introduzir o Kwassa Kwassa nos programas da TVE e também o “rap” americano.

Sob influência de músicas de cantores como Michael Jackson, Tupac Shakur nasce o seu interesse pela música.

A sua entrada para o mundo da música dá se pela mão de Zema, que depositou confiança nele, ainda que perplexo com a visão e ideais de Rogério Dinis, nome pelo qual é então conhecido. Estamos na decada 90. É nesta altura que Rogério Dinis imbuido por uma estratégia de Marketing decide adoptar o nome artístico de MC ROGER. É também nesta altura que o já MC ROGER lança o seu primeiro Disco Compacto (CD), Moçambique Minha Paixao onde figura o seu primeiro sucesso intitulado “EM Maputo me sinto bem”

Lançada a sua primeira obra MC nunca mais pára, até porque o primeiro CD vende 10.000 copias correspondentes, a um disco de prata. A seguir arrecada mais três discos de ouro, na sequência de outros dois albuns nos quais contracena com Mr. Arseen. Contacto feito a MC Roger no seguimento do já anunciado sucesso de MC Roger com o titulo Moçambique minha Paixão.

Produzidos alguns albuns em parceria, Mr. Arssen, se decidi por uma carreira a solo,acto acarinhado por MC Roger. Ele, MC Roger, que prossegue a sua carreira com um potencial de ascenção que se concretiza com a sua actuação a solo no single Tú es Bela, música que acompanhada do respectivo video gravado em Moçambique e em Portugal vem confirmar um MC Roger seguro e com créditos firmados. Tal se pode comprovar pelos sucessos seguintes, tais como:”Tu és bela”, “Mexe esse Mambo”, “Zakaza” e o sucesso de 2007 “Patrão é Patrão”.

Passagem para RTP África

Depois de experiência acumulada na área da apresentação, o cantor e apresentador entra na RTP com um projecto que visa a divulgação da música africana, numa altura em que não existe qualquer programa do genéro naquele canal do grupo RTP.

Nasce assim o programa Músicas de África que durante os primeiros anos é apresentado por si, estando actualmente a receber colaboraçãp de Vanessa Figueiredo. O espaço é coordenado pelo Ricardo Mota estando a realização sob responsabilidade de Orlando Elias. A equipa tem contribuido para o sucesso do programa. Ele que conta com bastante audiência nos PALOP’s e Portugal.

MC Roger admite que a sua popularidade tenha aumentado com a sua passagem para este canal. É que na RTP MC Roger deixa de ser apenas artista conhecido localmente para se tornar num actor global. Para tal contribuiu bastante o facto de ter dado os primeiros passos na TVM.

Música e Televisão de Mãos Dadas.

MC Roger não se imagina sem fazer televisão. Muito menos sem proporcionar música de dança aos seus fãs. Algo que mais gosta de fazer. Neste contexto sempre se bateu por melhorar sua performance não só como cantor mas também como apresentador. Nesta caminhada sempre contou com gente interessada em lhe transmitir aquilo que não que fosse mais valia para a sua rápida ascenção.

MC Roger afirma-se um homem bem rodeado. E diz encontrar nessas palavras a única explicação para estar onde está.

“Na na área da música é difícil termos amigos verdadeiros” -sentencia MC Roger.

O facto de ser um músico patriótico, que promove o País onde quer que esteja faz com que grande parte dos moçambicanos, com realce para a classe empresarial o apoiem e encorajem a prosseguir.

19 COMENTÁRIOS

  1. este homem tem um caminho andado, veio de muito longe agradecia que os outros de meio palmo-o seguissem e nao limitarem-se a falar dos sucessos deste grande obreiro nao mau sentido

  2. Paz mc cmo esta? Gosto muito de sim da sua forma de agir vistir falar espero k cotinuas asm mesmo deus e cosigo entao nike sera contra sim irmao marcelo

  3. por onde anda o cantor Mc Roger? foi um habito curtir o verao com o Mc Roger, mas este 2014 está acabar sem o Mc. estou ainda preocupado com ele pois acabou a campanha eleitorar sem nem se quer ouvir falar dele como grande patriota.

  4. como dizem os velhos livros quem nao perdoar nao sabe ser virtuoso ou seja nao é sabio porque o sabio sabe que ninguem é perfeito e que ninguem chegara a perfeiçao moreremos tentando e aprendendo

  5. eu gostaria de saber o nome do pai do MC Roger? porque ele não comenta? a sua biografia e muito vagp

  6. gostei muito da música do Mc Roger (patão é patrão) e da forma que escuto ate outros me chamam PATRÃO. boa sorte e dezeijo lhe mais 1 dia da vida

  7. porque é que nossos cantores moçambicanos 100pre agem seus videos nos lugares dezeorganizados. as vezes a mùsica pode animar mas o video não animar. por exemplo os do panza e marrabenta.

  8. enquanto viver muitas armas vao te apontar umas de odeo outras d amor por isso ofenda sem querer sori para o mundo e pisa afrente

  9. MC ROGER, ENHO DITO A MUITOS QUE FAZER MUSICA INCLUI VARIAS VERTENTES. SER HOMEMEM INCLUI TAMBEM VARIAS VERTENTES. VENDER 10.000 DISCOS NAO E BRINCADEIRA. MUITA FORCA E SAIBA QUE TODO MOCAMBIQUE ESTA CONSIGO. UNS DIZEM QUE NAO GOSTAM DA SUA MUSICA MAS QUANDO SOBES AO PALCO TODOS SALTAM DE ALEGRIA.

Comments are closed.