Wazimbo Lança o CD “Maninja” no Canadá

1628

No âmbito da sua digressão pelo Canada, o conceituado músico Moçambicano Wazimbo apresenta esta sexta-feira, 3, o seu mais recente trabalho discográfico para o mercado internacional no The Burlington Performing Arts Centre, na província de Ontário, Canadá.

“Maninja” é titulo atribuido ao novo CD de Wazimbo, gravado com o não menos conceituado Grupo RM de que ele faz parte, marcando assim o seu regresso aos grandes palcos Internacionais, tendo como ponto de partida o Canada.

O lançamento do CD marca igualmente o fim da primeira etapa da sua digressão por Canada, onde Wazimbo teve a oportunidade de exibir os seus dotes musicais em diversos espectáculos, nomeadamente, no Sunfest (London-ON), Afrofest (Toronto), Vancouver Folk Music Festival, Harrison Hot Sring Festival, Nesscreek Music Festival, NuitD’Afrique, Journee D’Afrique e Calgary Folk Music Festival.

Destaque-se que Wazimbo entrou para o mercado canadiano como cabeça de cartaz de alguns daqueles festivais, tornando-se assim como o primeiro musico moçambicano a actuar em alguns daqueles festivais.

Questionado sobre o porque do lançamento no Canada, Wazimbo disse: “Estou aqui para abrir um novo mercado e a recepção dada pelos festivais e pelo público leva-me a crer que a música moçambicana tem mercado na América do Norte e Canadá e marca o inicio de uma nova etapa na minha carreira. Estou de volta ao grandes palcos internacionais.”.

Em relação a apresentacão do disco em Moçambique, Wazimbo asseverou que uma decisão nesse sentido será coordenado pela Rádio Moçambique tomando em consideração que o mesmo foi gravado com o grupo RM, ausente no lançamento no Canada e acrescentou que esta fase é de entrada para o mercado internacional razão pela qual os agentes que com ele trabalham estão a trabalhar com o focus pelo mundo e não em Moçambique.

Aquando da sua actuação no Vancouver Folk Music Festival, Linda Tanaka, directora do Festival disse “Sinto me arrependida de não o ter colocado no Palco principal, o que ele ofereceu ao público do festival superou a minha expectativa, estarei orgulhosa em recebo-lo novamente”.

“Maninja” estará disponivel no mercado internacional a partir deste mês, podendo ser adquirido em todo o mundo atravės do Itunes na Internet.

O CD Maninja reúne 10 temas cantandos em português, changana e ronga, e conta com participações de Zeca Tcheco, Fernando Macamo, Paito Tcheco, Sizaquel, Filo, Sox e Pipas (Falecidos) e sai sob a chancela da Matapa Music & Arts Organization, uma organização canadiana de apoio ao intercâmbio cultural com Africa.

Todos temas são inêditos, exceptuando Nwahulwana, que aparece como bônus e com um focus no dia a dia do povo moçambicano.