Fayaz Abdul Hamide (nascido no dia 10 de Agosto de 1986) é Disk jokey e compositor.
Conhecido no mundo fora como Dj Faya e com o slogan na boca do povo como “TA COMPROVADO”, sempre teve gosto por ouvir música, desde pequeno que já admirava os antigos DJs, quando ia as festas, e adorava fazer sons com a base da cadeira ou mesa.
Tem um pai que por sorte ou azar, tinha uma discoteca (Novo Khanimabo), e os seus DJs mudaram-se e teve que segurar sozinho, e conseguiu adquirir muita experiencia.
Dá inicio a carreira em 2000, mas só sentiu se profissional em 2004, onde já recebia convites para fora da cidade de Maputo.
Com humildade, força de vontade e acima de tudo paciência, destaca-se no mercado Moçambicano, passando pelos melhores Festivais, Shows e clubes do país, onde o nome cimentou-se mais no Leblon Bar e Lounge (2008).
Em 2009 é convidado pelo Gilberto Mendes a participar num programa televiso (Conexões do Gyl), onde o programa ganha prémio de “Melhor programa de TV em Moçambique “.
Em 2010 ganha o concurso de DJs no Blue Xurras, com a participação de 15 DJs.
Em 2011 lança o primeiro som, que rápido foi ‘’hit’’ de sucesso de várias pistas de dança, nomeadamente DJs COMPROVADOS com a participação de (Kastelo Bravo e Rainha da Sukata).
Em 2012 lança mais dois ”Hits” que fixam o nome no mercado musical, músicas conhecidas por muitos como Fala e Bondoro.
Em 2013 ganha o prêmio do ” Melhor DJ 2012″ em Moçambique e lança o seu primeiro album intitulado “TA COMPROVADO” vol 1.
Já tocou em todas as províncias e clubs de renome de Moçambique e já foi convidado a tocar em países como Suazilândia, Malawi e Africa do sul.
Já dividiu cabines e palcos com vários DJs e cantores nacionais e internacionais como: 340 ml, Liquedeep, Big Nuz, Sean Paul, Grace Évora, Semedo, Dj Malvado, João Reis, Black Cofee, Waxy, etc.
Teve 5 nomeações no MMA (Mozambique Music Award)
Tornou-se um dos embaixadores do canal electrónico da SAPO.
Abracou-se algumas ações de responsabilidade social em prol das vitimas das cheias (chokwe).
Pratica Voleibol desde 2002, onde já representou a seleção por várias vezes e teve vários prêmios individuais.