Biografia de Hernâni da Silva

12378

Hernâni da Silva Mudanisse é um Rapper Moçambicano nascido a 15 de Novembro de 1989 em Maputo. É irmão da conceituada cantora moçambicana Dama do Bling.

Hernâni da Silva
Hernâni da Silva em 2012

Suas primeiras performances foram nos intervalos das aulas na escola em que frequentava em 2003. Nesse preciso ano, juntou-se ao grupo 360 Graus a convite do seu colega de escola e amigo Ell Puto, onde faziam parte dele artistas como: Mic B, Ell Puto, Dynomite, Denny OG, Suky, Bala de Prata, Dygo, Julie, Chamil, e outros, tornando-se o rapper mais novo do grupo.

No momento de integração no grupo, teve a oportunidade de participar vencer o concurso de freestyles onde participaram vários rappers reconhecidos e desconhecidos.

Algum tempo depois, formou-se um sub-grupo dentro da 360 Graus denomidado Young Sixties, constituída pelos membros mais novos do grupo (Ell Puto, Hernâni, F Cash e Lay Low). Várias músicas foram gravadas pelo grupo. Tais músicas receberam um feedback positivo do povo e dos media, o que levou a participação do grupo em vários eventos de pequena (Shows de Hip-Hop no Coconuts, antigamente conhecido por Búzio) e larga escala (Estádio da Machava – Independência Nacional).

Durante os anos 2003-2005, providenciou para download 4 mixtapes intituladas ”Beyond Enemy Squares” I, II, III e IV, titulo inspirado através do filme de guerra ”Beyond Enemy Lines”. A maioria das músicas eram remixes/freestyles, isto é, em música instrumental americana.
No último trimestre de 2005, participou em duas das 16 faixas do primeiro álbum da 360 Graus que foi lançado na mesma época.

No início de 2007, após contínuas músicas do grupo e participações em algumas músicas de outros artistas, lança o seu primeiro som à solo denominado Jump!, que contou com a produção da Outro Mundo Produções (Teknik e Le.O). A música teve um impacto muito positivo na comunidade Hip-Hop garantindo radioplay no programa Hip-Hop Time (Programa de rádio, de momento era o único programa de Hip-Hop no país). No mesmo ano, lança a sua segunda música denominada Hey!, que contou com a produção do Ell Puto (Sameblood Productions).

Em 2008, continua a realizar várias participações e começa a dar as caras na televisão através de dois vídeos, nomeadamente Young Sixties – Please Call Me/Come e Limpa a Boca e Hernâni – Minha Colega (Hairbraider Remix)/Continência (Remix).

Entre 2009 e 2011 realiza várias colaborações com outros rappers nacionais e faz alguns tours com o grupo Young Sixties e mais tarde junta-se à Dinheiro limpo.

Em Janeiro de 2012  lança mais uma mixtape intitulada Sei O Que Fizeste No Ano Passado, contendo alguns dos sons que foram realizados pelo mesmo no ano anterior, e a nova música produzida pelo Ell Puto, intitulada Melhor Que Agora que contou com a participação do Hot Blaze . Em Fevereiro, alia-se a Negocios de Familia, label responsável pelo agenciamento de artistas como Dama do Bling e Daisy de Sousa. Em Maio, lança mais uma música denominada Música de fim-de-semana c/ Ell Puto, produzida pelo Ell Puto. No mesmo mês lança o vídeo da música.

Em setembro, lança uma nova música intitulada Ex-Favorita com a participação dos rappers Lay Low e Raínha da Sucata, e com os Krazzy Beatz na produção. No finais de Novembro lança mais uma música intitulada WhatsApp, auto-produzida.

Em Dezembro, foi convidado para Angola onde realizou várias actividades como músico. Participou também em alguns eventos pelas diferentes zonas/bairros da Província de Maputo.

Em 2013, lança o video da sua música WhatsApp nos finais de Fevereiro.