Gpro Fam Moçambique

4391
Gpro Fam Moçambique

Gpro Fam (actual Gpro), foi um dos primeiros grupos de Hip Hip moçambicano, formado pelos rappers Sem Paus e Duas Caras. Um passo em Frente, seu bem sucedido Álbum de estreia, foi o primeiro álbum de hip hop em Moçambique.

O grupo resulta dum projecto da Gpro, os Novos Talentos no Tchova. Após algumas sessões no Tchova, Djo decide dar “um passo em frente” e criar um grupo que pudesse representar a Gpro noutros espectáculos. De um grupo de 5 MC’s inicalmente pré-selecionados, e por vários motivos, sobraram 2; 2 caras e 100 paus. Sendo os que mostraram maior interesse e elevado talento, o grupo começou a funcionar. Esta dupla, também chamada de “Arco & Flecha ” já canta junta desde 98, embora 100 paus (antigamente conhecido por Stuped Man) pertence-se à AutoSquad e 2 caras actuasse sozinho. Ambos fazem parte até hoje de uma outra agremiação intitulada Tropas Do Futuro.

A esta dupla pertence o primeiro “ bounce ” produzido em Moçambique. Gravado em 99, a música tornou-se no primeiro track bounce.

Na busca de instrumentais, 100 paus apresenta alguns beats por ele produzido em casa, corria o ano 2001. … “os beats eram mesmo de qualidade e davamos inicio assim á ideia de fazer um album…. estava formada a Gpro Fam.Em 2003 a Gpro Fam lançou Um Passo Em Frente, o 1º album de Hip Hop Moçambicano. O grupo levou o hip-hop nacional aos tops das rádios.

O single de avanço País da Marrabenta fez um sucesso enorme, em parte, devido a tentativa de censura imposta pela Rádio Moçambique, tornando-se num dos mais populares hits nacionais.