Biografia de Dygo Boy

11276

Hugo Diogo Mendonça (nascido no dia 25 de Abril de 1985 de nacionalidade moçambicana natural de Maputo), é apresentador, cantor, compositor e produtor.

Dygo Boy, ou JURU$ como é carinhosamente tratado pelos fans, é um dos mais polêmicos MC’s do game de hip hop em Moçambique, Dygo carrega a Bandeira do chamado “Floss rap”, considerado um tema muito polémico para o estilo de vida dum cidadão comum Moçambicano.

Cresceu no Bairro da Coop, em Maputo, onde começou a “droppar” nos meados de 1999 com o Grupo 360˚ onde tinha como colegas: Dynomite, Denny OG, Bala de Prata, Suky, Julie, Young Sixties, Chamil. Influenciado por Jay Z, Noutorios B.I.G, Nas, Ugk, e Scarface, 2Caras, Azagaia, Big Neo. Ganha visibilidade em 2000 com actuações nos palcos do Txova ao lado do seu grupo de freestyles no hip hop time.

Em 2003 arrancou para Cape Town onde conheceu mais grupos de Hip-Hop e participou em alguns temas com MC’s locais de Capeflats, e langa, participando em shows, rádio freestyles.

Em 2004 foi recrutado por um grupo de hip hop street que já fazia a sua marca nas ruas.

Em 2006 é anunciado o lançamento do primeiro CD da Magnesia intitulado “VO6 não estão preparados” com os maiores êxitos do rap street “o meu bolso, Whatbiwa, já chegamos, Ass duma model”.  Envolto em alguma polémicas, no meio deste sucesso todo não poderia existir os chamados “BEEFS” que a indústria de rap oferece.

Em 2009 um pouco antes do lançamento do segundo CD “WE RUN MAPUTO”, Magnezia lançou o polémico som “Tchaya”, que parou as ruas em Moçambique, e pôs os telemóveis a tocarem constantemente.

Em Junho de 2012 entra na Rede de comunicação Miramar Moçambique como repórter do programa televisivo, Atracções.

No início do ano de 2013 torna se apresentador do programa Groove, no mesmo ano também apresentou o programa Jackpot milionário da Vodacom onde ajudou acções de Merchandising durante 4 semanas.

Em Julho de 2014, Dygo torna-se apresentador oficial do Programa Atracções.