Início Música Online Biografia de Azagaia

Biografia de Azagaia

Edson da Luz também conhecido como Azagaia, é um cantor moçambicano de Hip-Hop, nascido a 6 de Maio de 1984 em Namaacha, Maputo,  filho de pai cabo-verdiano e mãe moçambicana. É conhecido pela sua música de intervenção social apresentada inicialmente no seu album de estreia Babalaze.

Iniciou a sua carreira musical no grupo de hip hop Dinastia Bantu, com o também rapper e amigo MC Escudo, com o qual gravaram o álbum Siavuma. Mais tarde, entrou para Cotonete Records e lançou o seu primeiro álbum a solo, Babalaze.

A fama de Babalaze veio com lançamento da música As mentiras da Verdade, do álbum Babalaze, uma música que traz de volta o estilo de crítica social apresentado anos atrás na música País da Marrabenta da Gpro Fam. A música foi motivo de debate me vários círculos sociais e rapidamente colocou Azagaia no centro das atenções.

O album Babalaze é lançado a 10 de Novembro de 2007, tornando-se num recorde de vendas na dia de estreia.

Depois da greve de 05 de Fevereiro de 2008, Azagaia recebeu uma intimação e teve de se apresentar a procuradoria, por causa de Povo no Poder, som que o rapper lançou falando sobre a greve. O rapper não chegou a ser acusado. Ainda neste ano o rapper participou de um festival de música do mundo em Portugal, cidade do Porto. O Festival Mestiço recebeu Azagaia que dividiu o cartaz com Marcelo D2, rapper brasileiro e Sam The Kid, rapper português.

A 25 de Dezembro de 2007 e de 2008, Azagaia lançou os sons Obrigado Pai Natal e Obrigado de Novo Pai Natal, onde ele faz uma retrospectiva dos principais acontecimentos do ano no país, segundo seu ponto de vista.

Em 2009, Azagaia lançou o vídeo Combatentes da Fortuna, da música que o rapper diz ter-se inspirado na crise do Zimbábwe. Ainda neste ano o surgiram afirmações indicando que Azagaia seria candidato a assembleia da República pelo cícrulo eleitoral da Província de Maputo, concorrendo pelo partido MDM, liderado por Daviz Simango. Contudo, o MDM não chegou a concorrer por este círculo. No final deste ano, Azagaia ruma para Angola para participar no show do rapper angolano Kid MC, e esteve de novo ao lado de Sam The Kid.

No ano de 2010 lançou a música Arri que retrata um escândalo de tráfico de drogas em Moçambique, bem como outros casos de fuga ao fisco e assassinatos. Este escândalo é referente ao empresário moçambicano Mohamed Bashir Sulemane que foi incluido pelos E.U.A numa lista de barrões de droga. Ainda neste ano, Azagaia participou de dois festivais de música na Dinamarca, o Fair Trade Festival e o RAW Festival, sendo que o primeiro tinha carácter beneficiente com a participação de músicos de vários quadrantes do mundo e o segundo virado para a música electrónica e urbana.

Azagaia prepara o lançamento do seu segundo álbum de originais, intitulado Cubaliwa (significa “nascimento” em língua do Centro e Norte do país- Sena)

Discografia

Babalaze – 2007

Participações e Colaborações

Siavuma (da Dinastia Bantu) – 2005
Mais Hip Hop no teu ouvido (da Cotonete Records)- 2006
GPro Mixtape (da GPro) – 2009
As Últimas Palavras (de Y-Not) – 2009

Esta biografia é um esboço. Ajude o Música Moz a expandi-la.

93 COMENTÁRIOS

  1. Mano Azagaia estive a acompanhar a sua entrevista feita no programa do Fredy, sinceramente fiquei surpreso ao ouvir-te a falar das cenas com toda a sinceridade.
    Agora tenho a desejar Cubaliwa

  2. O jovem Azagaia tem talentos invejáveis, cujas canções oferecem conteúdos realistas e estão revestidas de pendor pedagógico.

  3. na rua no cúbico curto bwe do caianga (Azagaia) continua mesmo com estilo que nos identifica os africanos

    gostaria que um dia mim adoca só na tua música

    liboya do face até 2099. apartir de Angola nas terra dr kid mc

  4. Mano Azagaia nao se cale e nem deixa andar o escandalo politico que se vive em mocambique favr,veja o irmao a matar o seu irmao pela ganancia e ele sempre chora ser inocente enquanto culpado por natureza.Tu es a verdadeira intervencao rapida o povo tem a sede de se…..foorxaaa

  5. Hei cota Cubaliwa adorei o Maconaria. Nota Mil para este novo album do Azagaia. meu idolo ta baterrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

  6. mano Aza voce é o caminho e a salvaçäo dos jovens moçambicanos… por mas dificil k seja de acreditar eu creio que sem sua existencia viveriamos mas no obscurantismo e presus na humilhação,,,, é notorio k sua existencia ncomoda a muitos dos dirrigentes mas com forme i combinado “””””POVO NO PODER “””””
    sou fam de ti numbt zero pk numero 1 xtão bwe.

  7. Tenho acompanhado k as pessoas nao gostam d ti mas nao disista mano a vida tem essas coisas.

  8. Em moçambique se houvessem uns 5 dirigententes como este homem, sinceramente estaria bem o país

  9. força azar, deus t protege. tal como tu tem aqi em mo k protegem o povo. dhlakama, Alice mabote! paz irmao

  10. bom saber um pouco do aza, haja mais jovens com essa coragem, lets go a caminho da liberdade total.

  11. AZAGAIA babalaze bro EU,DEUS,ANGOLA e o mundo esta contigo
    forxa em breve estaras devolta em casa. love

  12. Lider,quero saber da sua situacao de saude neste momento? Fortes abracos…

  13. Sem ti meu mano a musica e o povo ta ameaçado,”O POVO É QUE TA NO PODER!’

Comments are closed.